TOPO
Sem categoria

Unesco condena ‘destruição’ de cidade assíria de Hatra

por Christian Simon / Publicado em segunda-feira, 09 mar 2015 01:11 AM / / 481 views

karim1
A agência das Nações Unidas para a cultura e o patrimônio condenou neste sábado o que descreveu como a "destruição" da antiga cidade assíria de Hatra, no Iraque, por combatentes do grupo Estado Islâmico.

Após citar "fontes oficiais" iraquianas que confirmaram a demolição do sítio arqueológico de uma cidade excepcionalmente bem conservada, a diretora da Unesco Irina Bokova afirmou: "a destruição de Hatra marca um momento decisivo na lamentável estratégia de limpeza cultural no Iraque".

Hatra se encontra em uma zona desértica, cerca de 100 km a sudoeste de Mossul, principal cidade sob o controle do Estado Islâmico no norte do Iraque.

Construída entre os séculos II e III antes de Cristo, Hatra foi catalogada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1985.

De estilo helenístico e romano, Hatra integrava o Império Parta e foi um ponto de encontro histórico entre o Ocidente e Oriente e capital do primeiro reino árabe, séculos após sua fundação.

O Estado Islâmico também destruiu, com máquinas pesadas, a cidade de Nimrud, na província de Nínive, outra joia da rica herança pré-islâmica iraquiana, fundada no século XII antes de Cristo.

Para os jihadistas, as estátuas e monumentos destes sítios arqueológicos são idolatria.

|

Comentários no Facebook