TOPO

Série de TV sobre sobre Louis XIV é finalizada na França

por Christian Simon / Publicado em segunda-feira, 02 mar 2015 17:22 PM / / 840 views
George Blagden como Luis XIV em cena de 'Versailles'
George Blagden como Luis XIV em cena de ‘Versailles’

A série de TV “Versailles”, inspirada na vida de Louis XIV, terminou de ser filmada no palácio do Rei Sol, com um orçamento de 27 milhões de euros, indicaram os produtores.

Com o ator britânico George Blagden no papel do monarca, a série produzida pelo Canal+ será transmitida na França e em todo o mundo a partir do final do ano em 10 episódios de 52 minutos dirigidos por Jalil Lespert (“Yves Saint Laurent”).

A produção franco-canadense (Canal+, Capa Drama, Zodiak Fiction e Incendo) custou 27 milhões, um recorde para uma série de televisão na França.

Os atores com peruca empoada, vestidos de seda e bordados finos gravaram dentro do palácio de Versalhes e meses antes no de Vaux-le-Vicomte, bem como nos estúdios onde a diretora artística Katia Wyszkop reconstruiu interiores barrocos.

“Não encontramos um ator francês ideal para o papel, não estávamos realmente à procura de um inglês, mas de um jovem rei, e George foi formidável”, disse à AFP Maxime Saada, diretor-geral adjunto do Canal+.

A série mostra a evolução do caráter inicialmente vulnerável do jovem Louis XIV até se tornar o Rei Sol.

“Versailles” é a terceira co-produção internacional de significativo orçamento lançada pelo Canal+ após a franco-alemã “Borgia” em 2011, cuja primeira temporada custou 25 milhões de euros, e da ficção policial franco-britânica “Tunnel” de 2013 (19 milhões de euros).

|