TOPO
Sem categoria

Um pouco sobre Duda Cavalcanti, a pioneira Garota de Ipanema

por André Sank / Publicado em domingo, 02 dez 2012 14:40 PM / / 3570 views

Antes até mesmo de Helô Pinheiro, a carioca Duda Cavalcanti encantava quem passava pela praia e ruas de Ipanema. Morena de cabelão comprido e escorrido, corpão naturalmente esculpido pela natureza, Duda hipnotizou seus contemporâneos dos anos 60 e estampou capas de várias revistas. Chegou a trabalhar como modelo em Paris e atuou em filmes. Um tipo muito próximo ao de Malu Mader, musa dos anos 80 e 90 que foi parar na TV. Duda namorou o fotógrafo Otto Stupakoff, que fotografou com ela aquele que é considerado o primeiro ensaio de moda brasileiro, em 1958. Peguei as aspas de Otto, falecido em 2009, em seu perfil na Wikipedia: Jamais havia visto uma foto de moda publicada no Brasil, antes de eu fazer a primeira. É incrível, porque já éramos uns 100 milhões de habitantes. Pedi ao Dener (estilista) um vestido emprestado. Coloquei na mala, peguei um ônibus para o Rio de Janeiro, combinei com minha namorada, Duda Cavalcanti, e fomos para a casa do Heitor dos Prazeres, amigo pintor e sambista, que morava numa casa art noveau. Nesse terraço, coloquei a Duda com o vestido do Dener, que ele havia feito, em 1955. Era um vestido branco e azul-marinho. Nesse dia, no terraço da casa de Heitor, a Duda vestindo Dener, foi feita a primeira foto de moda no Brasil. Essa foto, que fiz para mim, nunca foi publicada.
Duda foi sucedida por outras musas cariocas como Helô Pinheiro, Leila Diniz, Malu Mader, Monique Evans e Cynthia Howlett. Mora há muitos anos em Paris. Quando passa pelo Rio é sempre de uma maneira bem discreta. Segundo a pesquisa, está com 68 anos. Aqui posto fotos da musa.

ATUALIZAÇÃO: Encontrei agora um editorial que a musa fez para a Vogue Paris em março/1970. Linda!

ATUALIZAÇÃO 2: Finalmente encontrei um bom material fotográfico da musa Duda Cavalcanti, dessa vez nas redes sociais! Tem fotos dos anos 60 e 70 e também um clique de agora. Continua linda!

Para saber em tempo real as atualizações do blog basta seguir @AndreSank no Twitter








|

Comentários no Facebook